Miriam Abramovay, Mary Garcia Castro & Júlio Jacobo Waiselfisz – Juventudes Na Escola, Sentidos E Buscas: Por Que Frequentam?

Posted on Posted in Ciências Sociais, Educação

juv

O objetivo deste estudo, como indica o título Juventudes na escola: sentidos e buscas, é conhecer quem são os jovens que frequentam a escola, a fim de identificar o lugar da escola na produção do conhecimento, o clima escolar, as relações com os professores e entre os alunos no horizonte de motivações. Tem-se, como questão nuclear, a discussão sobre o porquê de alguns jovens permanecerem na escola e outros, a abandonarem.
Dispõe-se, no Brasil, de vários estudos sobre juventudes e escola. Muitos deles enveredam pelo universo simbólico dos jovens, sugerindo a propriedade de pesquisas que circulam por métodos de triangulação e que aprofundem os debates sobre populações específicas, como o que aqui se apresenta, sobre e com os jovens que estão nas escolas, no ensino médio, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no Projovem Urbano. Isso complementa os importantes estudos feitos sobre jovens que não estudam e não trabalham e que colaboraram na modelagem do Projovem Urbano.

pdf

Deixe uma resposta