fiq

Se você está pensando em começar, ou já começou um negócio, fi que atento, pois precisa saber algumas coisas importantes para não ter surpresas que podem tirar o seu sono. Uma delas é que toda atividade econômica, como por exemplo, a produção e a comercialização de polpa de frutas, castanha, artesanato ou madeira deve pagar tributos federais, estaduais e municipais. Se você ou sua comunidade não conhecem a carga tributária relativa ao seu negócio, isso pode ser um grande problema e uma das razões para o fracasso do empreendimento.
Como ninguém que começa um negócio quer fracassar e perder tempo e dinheiro, então deve ser feito um planejamento que leve em consideração os tributos obrigatórios e para isso você deve conhecê-los.
No momento, sabemos da existência de centenas de iniciativas de pequenos empreendimentos de manejo fl orestal comunitário para comercialização de produtos madeireiros e não-madeireiros espalhados pela Amazônia e demais regiões do Brasil. Por essa razão, o Instituto Internacional de Educação do Brasil – IEB resolveu elaborar esta cartilha. Nela são encontradas informações valiosas de como se organizar para fazer atividades comerciais, além de contribuir para que se conheçam os principais tributos e como eles podem afetar sua vida e seus negócios e assim fazer as escolhas e o planejamento adequados para ter sucesso em sua atividade econômica.

pdf

Deixe uma resposta