Ana Carolina De Souza Feliciano – Estudo De Pequenas Bandas De Absorção De Gelos Em Espectros De Objetos Transnetunianos

Posted on Posted in Astronomia, Teses E Dissertações

an

A região além de Netuno (região transnetuniana) abriga mais de 1900 objetos compostos por rochas e, que são considerados os objetos mais pristinos do Sistema Solar. Para analisar estes objetos a partir do solo, utilizamos a espectroscopia de reflexão na região do infravermelho próximo.
Neste trabalho, serão analisados 68 espectros de 50 objetos transnetunianos, buscando encontrar bandas de absorção dos gelos que estiveram presentes na época de formação do Sistema Solar e que poderiam nos contar a história de sua evolução.
No entanto, estes espectros apresentam muito ruído e para melhor analisá-los, é necessário utilizar técnicas de filtragem que reduzam a maior quantidade possível de ruído e melhor represente as bandas de absorção destes espectros. A técnica que atendeu a esses requisitos foi a wavelets e após a filtragem de toda a amostra, comparamos os espectros limpos com os espectros obtidos a partir de constantes ópticas obtidas em laboratório para os gelos de água, metano e metanol para diversos tamanhos de partículas. Após as filtragens e comparações, uma análise da distribuição destes gelos na região transnetuniana foi realizada. As wavelets se mostraram como uma ferramenta útil e que continuaremos a utilizar. Foram detectadas algumas absorções sob o nível do ruído, mas não em número suficiente como para estabelecer uma distribuição desses gelos no Sistema Solar exterior.

pdf

 

Deixe uma resposta